Os 19 melhores animes Shoujo para você conhecer (e se apaixonar)!
Direcionados para garotas adolescentes ou jovens mulheres, os animes shoujo era originalmente feitos por artistas homens e focavam em uma protagonista e suas relações românticas. Desde os anos 1960, contudo, as mulheres começaram a marcar seu lugar na indústria, abordando outros assuntos, além da aventuras amorosas, e conquistando vários tipos de audiências. Confira a lista com 19 dos melhores animes Shoujo para assistir agora mesmo.
A lista não segue ordem classificatória.
1. Bokura Ga Ita (2006)
Gênero: romance, escolar, drama
Episódios: 26 + 1 filme
Este apaixonante anime shoujo nos apresenta a Takahashi Nanami e Motoharu Yano. Yano é um estudante muito popular, e seus colegas contam que 2/3 das meninas da escola já se apaixonaram por ele. Quando Nanami começa o ensino médio, contudo, os dois não simpatizam muito um com o outro. Yano é reservado devido a um trauma do passado. E a nova amiga de Nanami, Yuri, não gosta de Yano por ele ter namorado sua irmã Nana.
Aos poucos, porém, Yano e Nanami se aproximam e acabam dando início a um relacionamento. Mas há desafios grandes a serem vencidos no namoro. A ex-namorada de Yano, Nana, faleceu em um acidente enquanto estava com um de seus ex-namorados. O trauma faz com que Yano tenha dificuldades em se abrir para Nanami.
2. Kimi ni Todoke: From Me to You (2009)
Gênero: romance, escolar, drama
Episódios: 38 (2 temporadas)
A jovem Sawako está acostumada a ser sozinha na escola. Sem amigos, a menina tem um jeito tímido que sempre foi mal compreendido por seus colegas. Sem grandes habilidades para socializar, ela pode ser um pouco assustadora quando tenta se aproximar de alguém, mas na verdade é uma pessoa gentil e bondosa.
Kazehaya, por outro lado, é o ídolo da escola, bonito e popular. Para o espanto dos demais colegas, ele decide se aproximar de Sawako. A amizade faz com que a menina tenha contato com novas pessoas e faça amigos. E logo a relação muda com um novo sentimento entre os dois. Mas há obstáculos que o possível relacionamento precisará vencer.
3. Bloom Into You (2018)
Gênero: Yuri (romance entre garotas), escolar, drama
Episódios: 13
Yuu Koito é uma tímida estudante do Ensino Médio. Embora sonhe em encontra um grande amor, ela se vê rejeitando a proposta e a declaração de um colega da escola. Em meio a sentimentos confusos sobre sua decisão, ela presencia a estudante Touko Nanami também rejeitando a abordagem romântica de outro aluno. Sentindo que dividem essa situação em comum, Yuu decide se aproximar de Touko.
As duas dão início a uma amizade, mas logo a relação parece caminhar para algo mais. Enquanto vivem outros desafios da juventude e da escola, as duas meninas tentam entender o novo sentimento.
4. Fushigi Yûgi (1995)
Gênero: isekai, fantasia, aventura, romance
Episódios: 52 + 3 OVAs
Saindo um pouquinho do popular gênero romance escolar, tão comum nos animes shoujo, trazemos uma sugestão de um isekai cheio de aventura. Aqui, conhecemos a jovens estudantes Miaka Yuki e Yui Hongo. Em meio à pressão acadêmica, as duas vão para uma biblioteca estudar. Lá, elas encontram o misterioso livro O Universo dos Quatro Deuses, e acabam sendo sugadas para dentro da obra.
Em um mundo paralelo que parece ser a China Antiga, as duas são salvas de bandidos por um rapaz chamado Tamahome. Yui acaba sendo transportada para fora do livro, e acompanha o que se passa com a amiga ao ler a obra. Miaka descobre ser uma garota lendária de outro mundo, a Sacerdotisa de Suzaku. Ela está destinada a reunir os sete Guerreiros Celestial do deus Suzaku para poder fazer três pedidos e trazer paz para o país.
5. My Love Story!! (2015)
Gênero: comédia romântica
Episódios: 24
My Love Story!! difere um pouco do clássico anime Shoujo, pois seu foco é nos sentimentos e emoções de um garoto. Takeo é alto e musculoso, intimidando as garotas de seu colégio devido a sua aparência. Elas acabam se apaixonando sempre por seu melhor amigo Makoto, que é gentil e bonito.
Um dia, Takeo salva a pequena Rinko, ficando imediatamente apaixonado por ela. Porém, seguindo a lógica de toda sua vida, ele acredita que a menina gosta de seu amigo Makoto e faz o possível para juntar os dois. My Love Story!! é um anime amoroso e divertido, mas com uma mensagem muito importante de aceitação.
VEJA TAMBÉM:39 melhores animes de romance ❤️
6. Yona of the Dawn (2014 – 1015)
Gênero: aventura, romance, fantasia épica
Episódios: 24 + 3 OVAs
A luxuosa vida da princesa Yona dá uma reviravolta quando seu pai é assassinato após a traição de seu amigo e primeiro amor Su-won. A garota precisa fugir com seu guarda-costas real, Son Hak, para salvar sua própria vida. É assim que a princesa descobre que o reino de Kouka não é o conto de fadas que ela pensava, mas sim um local cheio de pobreza e corrupção.
Enquanto fogem, Yona e Hak encontram um padre exilado que conta a eles a história lendária do Rei Dragão Crimson e dos quatro guerreiros Dragão, que unificaram a nação há 2000 anos. Decidida a acreditar nesses heróis mágicos, Yona parte em uma jornada para encontrá-los e salvar seu país. A trilha sonora é inspiradora e a trama emocionante fazem desse anime shoujo um dos melhores do gênero.
7. Vampire Knight (2008)
Gênero: vampiro, sobrenatural, comédia, romance, drama
Episódios: 26 (2 temporadas)
O colégio Cross é famoso por ter duas turmas isoladas: a turma do Dia, que consiste em humanos normais; e a turma da Noite, frequentada por vampiros. O objetivo principal do local é promover a convivência pacífica entre as duas espécies. Para isso, existem regras que precisam ser cumpridas, em uma situação fiscalizada por alunos da turma do Dia chamados de Monitores ou Guardiões do Colégio.
Yuuki Cross é uma dessas guardiãs. Yuuki foi adotada quando tinha apenas cinco anos, e não tem memórias de sua vida antes disso. Assim como seu pai adotivo, ela acredita que os vampiros são, em sua maioria, pessoas boas. Já seu parceiro Zero, que teve sua família assassinada por uma vampira, é contra o sonho pacifista. A trama se desenrola quando Yuuki começa a se sentir cada vez mais atraída por um vampiro misterioso chamado Kaname Kuran. Isso vai fazer com que ela entre em alguns conflitos emocionais para os quais pode não estar preparada.
8. Blue Spring Ride (2014)
Gênero: comédia, romance, drama
Episódios: 12 + 1 filme
Futaba Yoshioka sempre chamou a atenção dos garotos na escola, durante o Ensino Fundamental. Por este motivo, nenhuma das outras meninas queria ser sua amiga, e o único menino de quem realmente gostava, Kou, se afastou dela antes que soubesse de seus sentimentos. Quando muda de escola, ela decide ser grossa com os garotos, para conseguir fazer amizade com as meninas.
Tudo estava indo bem, mas, para sua surpresa, Kou também estuda nessa escola. Blue Spring Ride é uma viagem ao centro das turbulentas emoções da adolescência. A cada episódio que passa, o público fica cada vez mais apegado aos personagens e a suas lutas interiores.
VEJA TAMBÉM:21 Melhores Animes Seinen (animes para adultos)
9. Lovely Complex (2007)
Gênero: comédia romântica
Episódios: 24
Lovely Complex é uma mistura de comédia, amor e angústia. Seus personagens são cheios de vida, mas são também sofredores de tristezas interiores. Risa Koizumi tem 1,72 m, sendo uma das garotas mais altas da escola. Já Atsushi Ootani é considerado bastante baixo com seus 1,56 m de altura.
Os dois passam a vida discutindo, mas, com o passar do tempo, os dois começam a perceber que têm mais em comum do que pensam. Um anime shoujo super divertido e cheio de cenas emocionantes.
10. Fruits Basket (2001)
Gênero: comédia, romance, drama, fantasia
Episódios: 26
Tooru Honda acaba vivendo em uma tenda após a morte de sua mãe. Isto até seus colegas Yuki e Shigure Souma oferecerem um local em sua casa para ela viver. Mas os garotos estão escondendo um segredo, o qual Tooru acaba por descobrir. Na verdade, a família Souma está amaldiçoada e os garotos se transformam em animais do zodíaco chinês ao serem abraçados por alguém do sexo oposto.
Fruits Basket se destaca da maioria dos animes Shoujo devido à forma como os personagens crescem emocionalmente. E, embora com muitos momentos amorosos e divertidos, a série oferece alguns dos arcos mais dramáticos que você pode assistir.
11. My Little Monster (2012)
Gênero: comédia, romance
Episódios: 13 + 1 OVA
Shizuku Mizutani se tornou uma jovem fria e distante após decidir se dedicar apenas a seus estudos e nada mais. Certo dia, ela é encarregada de levar anotações das aulas para seu colega Haru Yoshida, um aluno que mal vai à escola, após participar de uma luta.
Embora seja conhecida por sua frieza, o jeito desajeitado de Haru para relações sociais pega Shizuku de surpresa. Os dois logo dão início a uma amizade que vai dando origem a um novo sentimento. Shizuku e Haru são dois personagens que conhecem muito pouco de interação humana e a força de My Little Monster está na forma como os dois tentam aprender a dominar suas emoções.
VEJA TAMBÉM:Guia definitivo dos 28 melhores DORAMAS COREANOS na Netflix
12. Kaichō wa Maid-sama! (2010)
Gênero: comédia, romance
Episódios: 26
Misaki Ayuzawa consegue ser a primeira garota a se tornar presidente da associação de estudantes em uma escola que, até então, havia sido frequentada apenas por garotos. Além de boa aluna, ela é também mestre em Aikido e faz de tudo para melhorar a vida escolar de suas colegas, mesmo que tenha que usar suas habilidades em garotos mal comportados.
Porém, apesar de sua reputação como menina que não gosta de meninos, Misaki trabalha secretamente em um maid café. É aí que um dos garotos mais populares da escola, Takumi Usui, descobre seu segredo e ameaça destruir sua reputação. Kaichō wa Maid-sama! é uma típica comédia romântica em que duas pessoas com personalidades opostas começam a quebrar suas próprias barreiras.
13. Ouran High School Host Club (2006)
Gênero: comédia, romance, harem reverso
Episódios: 26
Haruhi Fujioka parte acidentalmente um valioso jarro no clube secreto de seu colégio. Neste mesmo momento, um grupo de alunos recebia meninas no local. O acidente faz com que Haruhi fique em dívida com os excêntricos membros do clube e, por isso, comece a trabalhar para eles.
Esse anime é uma história de amor hilária, com personagens divertidos e estranhos. Na verdade, a forma como os personagens crescem emocionalmente consegue trazer uma grande profundidade a uma trama que, por vezes, parece muito leve. E, embora a série seja episódica, você vai acabar o anime com uma sensação de final feliz.
14. Kamisama Kiss (2012 – 1015)
Gênero: comédia, romance, sobrenatural
Episódios: 25 + 1 OVA
Devido às dívidas de seu pai, Nanami Momozono perde sua casa e fica vivendo na rua. Ainda assim, ela não hesita em salvar um homem que encontra. Esse homem misterioso é, afinal, um deus, e ele a envia para seu templo em ruínas, para que Nanami tome seu lugar e suas funções. É aí que ela conhece um garoto com orelhas de raposa, cuja confiança tem que ganhar para ter sucesso em sua missão.
Kamisama Kiss é um anime divertido e repleto de elementos sobrenaturais. Nanami é uma protagonista forte e determinada e a história se desenrola em torno de sua relação com Tomoe, o garoto-raposa, e em como ela vai ajudá-lo a voltar a abrir o seu coração aos humanos.
VEJA TAMBÉM:Confira os 18 melhores animes shounen para assistir
15. Pretty Guardian Sailor Moon (1992 – 1997)
Gênero: Mahou Shoujo, comédia, romance, fantasia, aventura
Episódios: 46 + 43 + 38 + 39 + 34
Pretty Guardian Sailor Moon é o epíteto de garotas mágicas (Mahou Shoujo). A história se foca em Usagi Tsukino, uma garota desastrada e romântica que descobre ser a reencarnação de uma guerreira do amor e da justiça. Ela é repentinamente lançada em um mundo de poderes mágicos e novas responsabilidades por uma gata falante, se tornando na líder de um grupo de Guardiãs.
Juntas, as garotas lutam contra ameaças terríveis para salvar a Terra, nunca perdendo sua capacidade de amar e nunca desistindo mesmo quando tudo parece perdido. Pretty Guardian Sailor Moon é, sem dúvida, o mais popular e importante anime Mahou Shoujo da era moderna, tendo popularizado a ideia de garotas guerreiras que são fortes, mas sensíveis e românticas.
Além disso, o sucesso do anime não se deve apenas a sua protagonista, mas sim ao conjunto de todas as guerreiras, cada uma com sua personalidade e atributos, fazendo todas as garotas do mundo se sentirem parte da equipe.
VEJA TAMBÉM:9 coisas divertidas de Sailor Moon que você não sabe
16. Cardcaptor Sakura (1998 – 2000)
Gênero: Mahou Shoujo, comédia, romance, fantasia, aventura, magia
Episódios: 70
Sakura Kinomoto é uma garota de dez anos que lidava com seus problemas sociais e acadêmicos quando, acidentalmente, libertou um baralho de cartas mágicas. Desde então, ela precisa recuperar essas cartas uma a uma, mas cada artefato liberta criaturas mágicas com as quais a menina precisa lutar.
Cardcaptor Sakura tem conseguido atingir níveis de sucesso em todas as faixas etárias devido a sua excelente caracterização emocional da protagonista e seus companheiros.
17. Puella Magi Madoka Magica (2011)
Gênero: Mahou Shoujo, fantasia sombria, terror psicológico
Episódios: 12
Ao pensarmos em Mahou Shoujo, é fácil nos lembrarmos de garotas animadas e fortes, que vencem o mal e tudo fica bem. Mas, no caso de Puella Magi Madoka Magica, assistimos a uma desconstrução do gênero, tocando em temas sombrios e trágicos. Após forjarem um contrato com uma aparente inocente criatura, cinco garotas acabam tendo que lutar contra criaturas maléficas conhecidas como Bruxas. Porém, a morte e a violência passam a ser algo inevitável.
Puella Magi Madoka Magica mostra ao público as consequências de lutar por sua vida e que, por vezes, a magia nem sempre é a resposta para certas situações. O anime toca em temas trágicos, envoltos em ambientes sombrios que o vão fazer pensar duas vezes se realmente é positivo ser uma garota mágica.
18. Shugo Chara! (2007 – 2010)
Gênero: Mahou Shoujo, fantasia, aventura
Episódios: 51 + 51 + 25
Shugo Chara! traz um conceito inovador ao gênero. Aqui não existem uniformes especiais, nem sequências de transformação. Amu é uma garota popular em seu colégio, mas que, na verdade, é tímida. Tudo muda quando ela encontra três ovos que se transformam em Guardiões. É aí que começa sua aventura em busca de ovos que se transformam tanto em sonhos como em pesadelos.
Este anime se foca na força que o amor-próprio e a personalidade forte podem ter na nossa vida. O público é levado de teste em teste e de batalha em batalha enquanto vê o grupo de protagonistas aprender a crescer.
19. Princess Tutu (2002 – 2003)
Gênero: Mahou Shoujo, fantasia, drama épico
Episódios: 26
Ahiru é uma garota desastrada que parece humana, mas na verdade é um pato. Ela pode também se transformar em uma bailarina chamada Princesa Tutu. Com esta transformação, Ahiru consegue tocar os corações das pessoas, as ajudando com seus problemas.
A história de Princess Tutu é um conto dentro de um conto, em que a protagonista terá que decidir se aceita ou não seu destino e forma original. Todas as cenas são importantes para o desenvolver da trama. E a música, baseada no Lago dos Cisnes, foi coreografada de forma a servir o anime como metáfora dos conflitos pessoais dos personagens.
Sendo um dos melhores exemplos de um drama épico no gênero, Princess Tutu toca de forma maravilhosa em temas como a liberdade, o destino e o amor perdido.
CONFIRA MAIS!
Os melhores animes desconhecidos que você deveria conferir
Os melhores animes Yaoi para maratonar agora mesmo!
Melhores animes Yuri para os fãs do gênero!
Melhores animes que você não pode deixar de assistir!
Os melhores animes de romance escolar para mexer com seu coração
Confira os melhores e mais divertidos animes Shoujo de todos os tempos
Atualizado em
- o que significa lgd no whatsapp Zagueira Thayná reencontra projeto social no Estadual Feminino
- benfica escudo Rollheiser fecha com o Benfica até 2029 por € 9 milhões, crava jornal português
- di placido Ex-Botafogo, Di Placido chega a seis meses sem jogar e fica sem espaço no Lanús
- fernando diniz família Diniz renova até o fim de 2025
- padilha natação Fluminense lamenta a morte da atleta master Maria Helena Padilla
- cupom avanutri Avanutri amplia investimento e é a nova patrocinadora do futebol profissional do Fluminense
- flamengo ×botafogo Comentarista põe Botafogo no mesmo patamar de Palmeiras e Flamengo na briga pelo título: ‘Chegada do Almada só reforça isso’
- ultimo jogo do braga Artur Jorge confirma acordo entre Botafogo e Braga e diz: ‘É muito provável que hoje tenha feito meu último jogo’