Fase 4 da Marvel | Tudo sobre os filmes e séries

Após o espetacular evento que foi a conclusão da chamada Saga do Infinito – com Vingadores: Ultimato e Homem-aranha: Longe de Casa – os fãs vivenciaram as grandes produções da Fase 4 da Marvel! Em 2022, na Comic Con, a Marvel Studios voltou a emocionar os fãs com anúncios das Fases 5 e 6. Confira tudo que já rolou no início da Saga do Multiverso (sim, nome oficial também anunciado na Comic Con).

Atenção! spoilers das produções que já estrearam!

Índice com as datas de estreia (Fase 4 da Marvel)

Se quiser ver logo as informações a respeito de um filme ou série em específico, basta clicar nos links abaixo e “pular” para a parte que falamos sobre eles aqui no texto. Divirta-se!

JÁ ESTREARAM!

  • 15 de janeiro de 2021: WandaVision
  • 19 de março de 2021: Falcão e Soldado Invernal
  • 11 de junho de 2021: Loki
  • 9 de julho de 2021: Viúva Negra
  • 11 de agosto de 2021: What If…
  • 3 de setembro de 2021: Shang-Chi
  • 5 de novembro de 2021: Eternos
  • 24 de novembro de 2021 Gavião Arqueiro
  • 17 de dezembro de 2021: Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
  • 30 de março de 2022: Cavaleiro da Lua
  • 06 de maio de 2022: Doutor Estranho – No Multiverso da Loucura
  • 8 de junho de 2022: Ms. Marvel
  • 08 de julho de 2022: Thor: Amor e Trovão
  • 10 de agosto de 2022: Eu Sou Groot (Coleção de Curtas)
  • 17 de agosto 2022: She-Hulk
  • 11 de novembro de 2022: Pantera Negra: Wakanda Forever
  • Final de 2022: Especial de Natal Guardiões da Galáxia

WandaVision – 15 de janeiro de 2021

WandaVision | Marvel Studios | Trailer Oficial 3 Legendado | Disney+

WandaVision surpreendeu positivamente os fãs, que só reclamaram do curto tamanho dos episódios e da ansiedade de ter que esperar uma semana para ver o próximo capítulo.

Com uma estética que misturou o estilo de várias séries televisivas de diferentes décadas, o programa nos apresentou ao mundo que Wanda criou para lidar com o trauma da morte de Visão. Assim como acontece nas HQs, a heroína cria um mundo a sua volta, que inclui até mesmo seus filhos gêmeos, Tommy e Billy (que nas HQs se tornam os heróis Wiccano e Célere).

Enquanto isso, a organização Sword tentava invadir o local e dominar Wanda, algo que três personagens já conhecidos do público tentam impedir. Darcy (Thor), Jimmy Woo (ex-agente da Shield) e Monica Rambeau (vista ainda criança, em Capitã Marvel) se unem para tentar ajudar Wanda a parar com o que está fazendo, mas também para protegê-la de outras pessoas.

A série também nos apresentou à icônica vilã (anti-heroína nos quadrinhos) Agatha Harkness e a itens como o livro Darkhold, elemento que promete ser importante no futuro do MCU. Como prometido, a trama nos mostrou como Wanda se tornou a Feiticeira Escarlate e, claro, deixou várias perguntas e ganchos para as próximas produções do estúdio, incluindo as possíveis ligações com o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, e as séries Ms. Marvel e Invasão Secreta. Ah, cada episódio custou U$25 milhões, com o orçamento da série totalizando em U$225 milhões.

Confira todas as informações sobre a série, as dúvidas que deixou, os personagens que apresentou, as revelações que fez e como a série influenciou no MCU no link abaixo sobre o final de WandaVision.VEJA TAMBÉM:FINAL de WANDAVISION explicado, cenas pós-créditos e futuro do MCU!

Falcão e Soldado Invernal – 19 de março

Falcão e Soldado Invernal • Trailer Final Legendado

Com cenas de ação comparadas pelos críticos às de Capitão América: O Soldado Invernal, a trama de Falcão e Soldado Invernal se passa 6 meses depois dos eventos de Vingadores: Ultimato, e mostra como Bucky Barnes e Sam Wilson, que estiveram ausentes por 5 anos após serem dizimados, enfrentam os atuais desafios.

A série trouxe dois principais antagonistas. O primeiro deles foi o grupo de rebeldes conhecido como Apátridas, um movimento que ia contra as ações de vários governos mundiais de expulsar imigrantes aós o retorno de metade da população da terra, com as ações do Vingadores em, Vingadores: Ultimato. O grupo, contudo, é violento e não mede esforços para alcançar seus objetivos.

O segundo obstáculo é John Walker (Wyatt Russell), ex-militar que é escolhido pelo governo americano como novo Capitão América. O personagem foi apresentado nos quadrinhos como Agente Americano, em 1980. Inicialmente, ele era um vilão que imitava o Capitão América, mas acaba se redimindo. Na série, Walker também encontrou redenção por seus erros e acabou assumindo o título de Agente americano, aceitando trabalhar para a condessa Valentina. (Confira mais informações sobre a Madame Hydra nos links abaixo)!

Outros personagens já conhecidos que retornaram à série. Daniel Brühl volta para dar vida mais uma vez ao vilão Barão Zemo. Responsável pela criação do conflito em Capitão América: Guerra Civil, o personagem segue sendo contra a existência do soro do super soldado, motivo pelo qual aceita ajudar Bucky e Sam no confronto contra os Apátridas. Já Emily VanCamp interpreta mais uma vez a personagem que viveu em Capitão América: O Soldado Invernal, Sharon Carter, neta da Agente Carter.

A personagem, inclusive, protagonizou uma reviravolta, na qual foi revelado que ela era o Mercador do Poder, antagonista responsável por dar o soro do super soldado para os Apátridas. De volta ao seu posto no governo americano, Sharon tem planos de vender segredos, armas e outras coisas agindo como agente dupla.

A reviravolta, contudo, provocou uma teoria: Sharon poderia ser um Skrull disfarçado. Com uma série já confirmada no futuro no MCU, o arco Invasão Secreta conta a história da invasão da raça alienígena skrull, com milhares deles se passando por humanos, incluindo importantes personagens e heróis das histórias Marvel. Nas HQs, inclusive, a personagem Condessa Valentina é uma das primeiras skrulls infiltradas descoberta por Nick Fury.

Neste contexto, ainda vemos Bucky enfrentando seus monstros pessoais, com o peso da culpa pelos atos que cometeu quando estava sobre o domínio da Hydra. Mas é Sam que dá o tom da trama ao trazer o conflito pelo qual passa, como homem negro, para assumir o manto do Capitão América. O tema do racismo, bem como a xenofobia, é debatido em várias cenas.

A direção foi assinada por Kari Skogland, diretora que tem em seu currículo produções como The Handmaid’s Tale, Penny Dreadful e Vikings.

A série apresentou o Patriota

Para quem não sabe, o neto do icônico Isaiah Bradley, Elijah Bradley, futuramente assume a identidade heroica de Patriota. Embora apresentado em cenas breves na série, a chegada do personagem ao MCU confirma a apresentação dos Jovens Vingadores. O grupo é formado por:

  • Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados em WandaVision)
  • Ms. Marvel
  • Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga)
  • Kate Bishop (Gaviã Arqueira, será apresentada na série Hawkeye)
  • America Chavez (será apresentada em Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura)
  • Kid Loki (apresentado em Loki)

Loki – 11 de junho de 2021

Loki | Marvel Studios | Trailer Oficial Legendado | Disney+

A série Loki tem início logo depois de o deus da trapaça desaparecer com o Tesseract, na viagem no tempo que os Vingadores fizeram a 2012, em Vingadores: Ultimato. Loki acaba indo parar na Autoridade de Variância de Tempo (TVA), onde é informado que cometeu um crime com a linha sagrada do tempo, por ser uma variante que não deveria ter saído daquela linha temporal.

Na TVA, o Loki de 2012 acaba descobrindo tudo pelo que passou na sua linha do tempo, da morte de sua mãe e da destruição de Asgard até sua própria morte. Questionando todos os seus planos e motivações, ele ainda recebe a missão de ajudar a capturar uma de suas variantes. Mas há muito mais por trás da TVA do que estão lhe contando. A série já teve sua segunda temporada confirmada.

Que variantes de Loki conhecemos

A série apresentou múltiplas variantes de Loki. Algumas delas apareceram apenas rapidamente, a exemplo do Hulk Loki, do Viking Loki, do Tour De France Loki, o Gigante de Gelo Loki e do Presidente Loki (que estava cercado de outras variantes). Mas algumas variantes tiveram grande destaque na série, e algumas delas devem retornar ao MCU na segunda temporada da série ou em um dos futuros filmes.

A primeira dessas variantes, claro, é Sylvie, vivida pela atriz Sophia Di Martino. A versão feminina de Loki, Sylvie era a variante que ele deveria ajudar a prender. Contudo, os dois acabam trabalhando juntos e se aproximando no decorrer da série. É ela que provoca o emblemático final que vimos no último episódio da série (mas falamos disso daqui a pouco!). A adaptação da personagem parece ter misturado as história de Lady Loki e de Sylvie, a feiticeira. Com certeza, é uma personagem que voltaremos a ver.

Outro destaque ficou para o Loki clássico. Interpretado por Richard E. Grant, o personagem é um Loki mais maduro. Infelizmente, não devemos ver o Loki Clássico em outras produções no MCU, contudo o personagem teve seu momento de heroísmo na série, sendo de fundamental importância para a missão de Loki e Sylvie de descobrir quem estava por trás da TVA.

Outra variante que devemos rever muito em breve é o Kid Loki. Como já era esperado, a versão criança de Loki foi apresentada na série. Ainda que tenha aparecido rapidamente e com sua história ligeiramente diferente, é bem provável que este Loki faça parte da equipe Jovens Vingadores, a exemplo do que acontece nos quadrinhos.

Além dele, outros integrantes do grupos já foram apresentados ou estão confirmados para serem introduzidos em breve. São eles: Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados em WandaVision), Ms. Marvel, Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga), Kate Bishop (Gaviã Arqueira, será apresentada na série Hawkeye) e America Chavez (será apresentada em Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura).

Não há indicativo de que veremos o Loki Crocodilo novamente. Mas o personagem caiu nas graças dos fãs e merecia a menção.

Kang, o conquistador e o multiverso

O episódio final da primeira temporada de Loki confirmou que quem estava por trás de tudo na TVA era Kang, o Conquistador. Um dos personagens mais poderosos dos quadrinhos Marvel, Kang é um viajante do tempo e do multiverso. Em seus vários arcos de história, o vilão tem relação direta com os Vingadores, os Jovens Vingadores, o Quarteto Fantástico, os X-Men, entre outros.

Sua introdução foi feita em um momento em que a série Loki preparou o caminho para as demais futuras produções do MCU que devem abordar o multiverso. Afinal, a primeira temporada é concluída com a linha sagrada do tempo sendo “libertada” (bem como as outras variantes de Kang) e formando inúmeras ramificações.

Para saber mais sobre Kang, descobrir quais de suas variantes podemos er futuramente no MCU e conferir a explicação do final da primeira temporada de Loki, confira o artigo no link logo abaixo.

VEJA TAMBÉM:15 super-heróis LGBT da Marvel e DC que você precisa conhecer

Viúva Negra – 9 de julho de 2021

Viúva Negra da Marvel Studios | Trailer Oficial #2 [Legendado]

Viúva Negra foi o primeiro filme Marvel a chegar aos cinemas desde que a pandemia começou. A trama do longa se passa em 2016, entre os acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita. Natasha está de volta ao leste europeu e se reúne com sua primeira família: a agente do programa Viúva Negra Melina Vostokoff (Rachel Weisz), o agente russo Guardião Vermelho (David Harbour) e a também agente Viúva Negra Yelena Belova (Florence Pugh).

Natasha acreditava ter destruído a temida organização Sala Vermelha, que realiza o cruel treinamento das Viúvas Negras. Ao descobrir que a organização ainda existe e agora está usando uma espécie de substância química para manter um controle psicológica sobre suas recrutas, Natasha se une a sua antiga família para encontrar e combater aquele por trás da organização.

O filme trouxe ainda a adaptação do vilão Treinador. Nos quadrinhos, esse personagem é um habilidoso oponente capaz de aprender os ataques e técnicas de seus inimigos para usá-los contra eles. No filme, a identidade do personagem é uma das surpresas da trama.

Outra surpresa do longa veio na cena pós-créditos, que mostra Yelena conversando com ninguém menos que a Condessa Valentina, personagem apresentada na série Falcão e o Soldado Invernal. A Condessa conta a Yelena que o Gavião Arqueiro foi o responsável pela morte de Natasha, o que torna bem provável uma aparição de Yelena na série do herói. Cate Shortland assina a direção do filme.

What If…? – 11 de agosto de 2021

What If…? | Marvel Studios | Trailer Oficial Legendado | Disney+

What If…? é uma série animada que trouxe para as telinhas as bizarras histórias da série de quadrinhos de mesmo nome. A trama das HQs mostram acontecimentos hipotéticos que poderiam ter mudado por completo o rumo dos heróis do MCU. Na série do Disney+, contudo, as histórias são algumas das diferentes realidades alternativas do multiverso, criado pelo caos que Loki causou na linha do tempo em sua série.

Durante os episódios, vimos realidades nas quais T’Challa era um saqueador parte dos Guardiões da Galáxia, Peggy Carter se tornava a super soldado Capitã Carter, o Doutor Estranho perdia o uso de seu coração, entre outras possibilidades.

A primeira temporada ainda foi marcada pela formação temporária do grupo Guardiões do Multiverso. Capitã Carter, Viúva Negra, Doutor Estranho Supremo, Thor, T’Challa Senhor das Estrelas e Killmonger de diferentes realidades integraram a equipe.

A série pode influenciar no MCU?

What If…? | Marvel Studios | Primeiro Conteúdo Exclusivo Legendado | Disney+

Na última SDCC, Kevin Feige revelou que as séries Marvel-Disney + fazem parte oficialmente do Universo Cinematográfico Marvel. E sim, o presidente da Marvel Studios já deu a entender que poderíamos, um dia, ver um dos personagens de What If…? em versão live-action. Em suas respectivas realidades, estes são os períodos de tempo nos quais os episódios se passam:

  • Super Soldado Peggy Carter: 1940s – 2011
  • T’Challa Saqueador: 1988 – 2008
  • Vingadores assassinados: 2010
  • Doutor Estranho do mal: Antes do século 20 – 2016 – 2018
  • Apocalipse Zombie: 2018
  • Killmonger salva Tony Stark: 2009
  • Thor filho único: 2010
  • Vitória de Ultron: 2015

Shang Chi e a Lenda dos Dez Aneis – 3 de setembro de 2021

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis | Marvel Studios | Trailer Legendado

O primeiro super herói asiático do MCU promete chegar com tudo aos cinemas! A trama nos apresentará ao mestre de artes marciais Shang-Chi. Considerado o maior artista marcial do mundo, ele cresceu com seus treinos de Kung Fu como principal passatempo em uma infância solitária.

Sem saber a identidade de sua mãe, ele foi criado pelo pai, o Dr. Fu Manchu, um homem ambicioso e mal cujas intenções seu filho desconhecia. Em uma missão, ele encontra o nêmesis de seu pai, Sir. Denis Nayland Smith, que acaba abrindo seus olhos para quem Fu Manchu realmente é.

Vários vilões (entre eles, o Mandarim!)

Sim, veremos uma nova versão do Mandarim! Mas há rumores que indicam que ele não será o único vilão de Shang-Chi. Em outubro de 2019, o site MCU Cosmic Universe publicou que fontes ligadas à Marvel Studios teriam garantido que o mestre do kung-fu pode enfrentar também o Criador de Fantasmas, o Garra de Aço, o Sombra Móvel e o Punho de Navalha. Contudo, esses outros nomes não foram confirmados.

Relação com outros heróis

Para podermos imaginar como Shang-Chi vai se integrar ao MCU e aos possíveis times de heróis que devem se formar no futuro desse universo cinematográfico, basta lembrarmos que o personagem já fez importantes conexões nos quadrinhos.

Na HQ Heróis de Aluguel, de 2007, Shang-Chi lutou ao lado do Punho de Ferro, de Misty Knight e Luke Cage para salvar Colleen Wing. Embora não saibamos quando e se esses personagens voltarão a ter adaptação para as telas após o final do acordo entre Marvel e Netflix, há mais uma interação do herói importante de destacar: Shang-Chi pertenceu aos Vingadores!

O herói já integrou a equipe dos Vingadores Secretos e, depois dos acontecimentos do arco Vingadores vs. X-Men, passou a fazer parte dos Vingadores originais, a convite do Capitão América.

Novos quadrinhos

Em abril de 2020, a Marvel anunciou o lançamento de uma nova minissérie de HQs de Shang-Chi para junho. Com roteiro de Gene Luen Yang (O Chinês Americano, Novo Super-Man), as cinco edições trarão aventuras mais modernas do personagem criado em 1973. E uma das novidades é um novo traje, como é possível ver na imagem acima.

O elenco

Em uma foto compartilhada pelo diretor Destin Daniel Cretton (Temporário 12, O Castelo de Vidro) em abril de 2020, vimos pela primeira vez o elenco do filme reunido nos sets de gravações. Estrelando o longa estão: Simu Liu, como Shang-Chi; a vencedora do Globo de Ouro Awkwafina, em papel não divulgado; e Tony Leung, vivendo o verdadeiro Mandarim. Além deles, praticamente todo o elenco será formado por atores e atrizes asiáticos, bem como toda a equipe criativa.

VEJA TAMBÉM:Conheça os Jovens Vingadores, o time que vai desafiar a sua imaginação!

Eternos – 5 de novembro de 2021

Considerado um dos projetos mais ambiciosos do MCU, Eternos nos apresentou a diversos novos personagens. Celestiais, Eternos, Deviantes. Como esperávamos, a trama explicou a origem dos Eternos e revelou o motivo de essa raça ter se mantido escondida na Terra por tanto tempo sem ajudar em alguns dos maiores problemas enfrentados pelos humanos, como a batalha contra Thanos.

Criados pelo Celestial Arishem, os Eternos foram enviados para a Terra com a missão de ajudar os humanos apenas nas lutas contra os Deviantes. Centenas de anos após o último Deviante ser visto, os Eternos permanecem na Terra, onde aguardam instruções de Arishem e segue proibidos de intervir em outros conflitos humanos. O retorno inesperado dos Deviantes e a revelação sobre a real missão dos Eternos no planeta pega os heróis de surpresa, e coloca a vida de toda a Terra em risco.

A nova representatividade na Marvel

Eternos brilha também quando o assunto é representatividade, algo que Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, já tinha prometido a partir da Fase 4. O longa foi dirigido pela premiada diretora Chloe Zhao, mulher e oriental. Alguns personagens tiveram seus gêneros mudados dos quadrinhos para o filme, e é possível ver um time mais equilibrado entre mulheres e homens, com iguais níveis de poder.

O próprio time dos Eternos inclui:

  • Makkari: primeira heroína surda do MCU, mulher e negra, interpretada por uma atriz surda
  • Ajak: mulher latina
  • Sersi: mulher oriental
  • Kingo: interpretado pelo ator paquistanês Kumail Nanjiani
  • Phastos: homem negro gay, casado e com filho, no primeiro relacionamento gay do MCU (e primeira cena de beijo gay)

O futuro do MCU

O final de Eternos deixou bem claro que ainda veremos muito de todos aqueles personagens. Além do destino de parte do time na conclusão da trama, duas cenas extras deixaram os espectadores com um gostinho do que vem por aí.

Apresentado no decorrer da trama, Dane Whitman (Kit Harington) tem um papel coadjuvante no filme, ainda que marcante. O personagem, contudo, protagoniza a cena pós-créditos. Nela, vemos Whitman encontrando a Espada Ebony. Com a cena já indicando o início da trajetória do personagem como o aguardado Cavaleiro Negro, ainda ouvimos a voz de Blade se comunicando com ele.

Já a cena mid-credits trouxe um personagem inesperado: Starfox. Na interpretação de ninguém menos que o ator e cantor Harry Styles, o irmão de Thanos se oferece para ajudar a encontrar os Eternos sequestrados. Vale lembrar que, assim como o Cavaleiro Negro, Staarfox também já integrou o time dos Vingadores. Para saber mais sobre os personagens, confira os links abaixo!

VEJA TAMBÉM:Esta é a ordem cronológica certa para assistir aos filmes e séries da Marvel

Gavião Arqueiro – 24 de novembro de 2021

Para quem já estava empolgado para conferir Gavião Arqueiro por saber que a série apresentaria Kate Bishop, o programa trouxe ainda mais surpresas. Mas vamos falar primeiro de Kate. Uma profunda admiração pelo Gavião Arqueiro, um grande trauma do passado e uma vontade de ajudar as pessoas fizeram com que a jovem Kate Bishop começasse a treinar arco e flecha. Eventualmente, ela começa a tentar salvar quem precisasse de algum auxílio.

Como a menina começou a se envolver em diferentes encrencas, Clint Barton acabou precisando ajudá-la. Nos quadrinhos, Kate é a terceira personagem e a primeira mulher a assumir a identidade de Hawkeye, ou Gaviã Arqueira. Na série, ao tentar lidar com as suspeitas que tem sobre o novo namorado de sua mãe, Kate acaba se envolvendo com o grupo criminoso Jaquetas Vermelhas, cuja líder estava em busca de se vingar do Ronin. Mas logo a situação passa a envolver bem mais pessoas.

Que outros personagens a série apresentou

Visto que este artigo está sendo atualizado na data de estreia do último episódio da série, vamos esconder o conteúdo abaixo por enquanto, para evitar spoilers, ok!

A primeira personagem sobre a qual precisamos falar é Maya Lopez, a Echo. Já com uma série solo confirmada, Maya aparece na série como líder do Jaquetas Vermelhas, buscando se vingar do Ronin pela morte de seu pai. O que ela vai descobrir, contudo, é que há outra pessoa por trás do assassinato.O mandante do crime oi ninguém menos que Wilson Fisk.

E aqui temos mais uma apresentação/retorno. O Rei do Crime está oficialmente no MCU. Uma espécie de pai adotivo para Maya, ou tio, Fisk está pro trás da morte de seu pai. Descobrir isso fará com que ela busque vingança, no processo no qual assume a identidade de Echo.

Outro importante retorno é o da personagem Yelena Belova. Apresentada no filme Viúva Negra, a heroína é irmã de Natasha Romanoff. Na série, ela tenta cumprir a missão de matar Clint Barton, algo que tenta fazer também por acreditar que ele foi o responsável pela morte de Natasha.

Em qual HQ se baseou a série

De acordo com Jeremy Conrad, do site MCU Cosmic, o programa se baseou na aclamada nova série de quadrinhos de Matt Fraction e David Aja, de 2013. A trama teve referências aos figurinos, com Barton usando a camisa preta com o símbolo roxo, como na imagem acima.

Nas histórias criadas por Fraction, o foco está mais em Clint Barton do que em sua versão heroica como Gavião Arqueiro. Na edição Quem pelo arco Vive, conhecemos a rotina de Barton quando ele não está integrando os Vingadores, em seu dia a dia pelo Brooklyn, lidando com vizinhos e inquilinos, mas também com a máfia russa.

E sim, nesta série de HQs temos também Kate Bishop, em uma fase na qual a jovem deixou para traz sua família rica e passou a trabalhar como heroína de aluguel. Outros personagens que ganham destaque são o cachorro do herói, Lucky; o irmão de Clint, o malvado Trickshot; e a vilã Madame Máscara.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – 17 de dezembro de 2021

Homem-Aranha – Sem Volta Para Casa | Trailer Teaser Oficial Legendado

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa se passa logo após os acontecimentos do segundo longa da franquia. A identidade de Peter foi revelada para todo o mundo e ele foi acusado da morte de Mysterio. Em um movimento de desespero, Peter pede ajuda ao Doutor Estranho para fazer com que sua identidade volte a ser um segredo. Contudo, o feitiço dá errado e acaba mexendo com o multiverso.

Agora, vilões que também sabiam da identidade de Peter Parker em outros universos acabam sendo transportados para o universo do Homem-Aranha do MCU. O filme contou com o retorno de Doutor Octopus e Duende Verde (da franquia de Tobey Maguire); e de Electro, Lagarto e Homem de Areia (da franquia de Andrew Garfield). Na trama, o Doutor Estranho explica a Peter como mandar os vilões de volta a seus universos. Mas Peter tem outros planos.

O que rolou no filme (spoilers!)

Embora todo o conteúdo deste artigo seja spoiler de alguma forma, vamos esconder o conteúdo abaixo, dada a proximidade da data de atualização deste artigo ea data de estreia do filme, em respeito aos fãs que ainda não tiveram oportunidade de conferir o longa.

Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Peter percebe que, antes de serem transportados para este universo, todos os vilões estavam prestes a morrer. Além disso, ele descobre que todos eram boas pessoas, até serem corrompidos de alguma forma por seus poderes. ele decide, então, tentar encontrar uma espécie de cura para cada um deles, para evitar suas mortes quando os enviasse de volta.

A ideia, claro, acaba rendendo muita confusão quando o Duende Verde consegue assumir o controle sobre Norman Osborn. O vilão acaba matando a Tia May, deixando um Peer desolado para trás. Usando um artefato do Doutor Estranho, Ned consegue abrir portais ao desejar ver Peter. Mas acaba trazendo os Peters dos outros dois universos. Após os Peters conseguirem se reunir, eles tentam curar e enviar os vilões de volta. Mas a salvação de todos acaba dependendo de um último e gigante sacrifício do Peter Parker do MCU.

Outros personagens e o futuro do MCU

Senhoras e senhores, Matt Murdock está oficialmente no MCU! Charlie Cox, que interpretou o personagem na série da Netflix, está de volta ao papel de Demolidor. Matt apareceu rapidamente, como advogado de Peter, mas o cameo foi o suficiente para deixar os fãs empolgados para o retorno do herói em futuros projetos da Marvel.

Além deles, tivemos Venom (o da Sony) em uma cena pós-créditos. contudo, ele acaba a cena sendo retransportado para seu universo e deixando parte do Venom para trás. Isso parece indicar que veremos o simbionte no MCU, mas não com o mesmo Eddie Brock da Sony.

A última cena pós-créditos nos trouxe basicamente um teaser de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Em imagens confusas, vimos que o Doutor Estranho vai precisar lidar com as consequências do feitiço que fez em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Ele encontra a feiticeira Escarlate à procura de ajuda. é quando vemos imagens rápidas do que parece ser um Doutor estranho corrompido (seria o de What If…??) e do icônico vilão Shuma-Gorath, conhecido nos quadrinhos como a “personificação do mal em todo o Multiverso”.

VEJA TAMBÉM:Ordem completa dos filmes do Homem-Aranha

Cavaleiro da Lua – 30 de março de 2022

Cavaleiro da Lua | Marvel Studios | Trailer Oficial Legendado | Disney+

A série nos apresenta a Steve Grant, um funcionário de um museu em Nova York e grande conhecedor dos deuses egípcios. Tímido e sem jeito para socializar, Steve apagões durante os quais esquece por completo o que fez. Acredita sofrer de sonambulismo, por isso chega a se acorrentar a sua cama.

As coisas começam a ficar um pouco mais complicadas quando deuses e criaturas egípcias ganham vida, e Steve percebe que há outra personalidade ou pessoa dentro de si, o corajoso Marc Spector. Quando Marc está no comando, é explicado que ele trabalhava como mercenário e teve sua vida salva pelo deus da lua egípcio Konshu. Desde então, como parte do acordo, ele se tornou o avatar dessa entidade, desenvolvendo poderes como super força, resistência e reflexos que ficam ainda mais intensos durante a lua cheia.

Em meio ao seu transtorno dissociativo de identidade, acompanhamos Marc e Steve tentando sobreviver à perseguição de Arthur Harrow. Essa fanático religioso já foi avatar de Konshu e hoje é avatar da deusa egípcia Ammit, uma entidade que julga e até condena à morte pessoas por possíveis crimes futuros, e não apenas por seus passados. Como Cavaleiro da Lua e Senhor da Lua, respectivamente, Marc e Steve tentam impedir que Harrow liberte Ammit no mundo.

A primeira heroína egípcia

Além de abordar temas importantes, como problemas mentais, a série Cavaleiro da Lua deu mais um passo na representatvidade que a Marvel Studios quer trazer para o MCU e apresentou a primeira heroína egípcia: a Escaravelho Vermelha.

No decorrer da série, conhecemos a arqueóloga e aventureira Layla El-Faouly, esposa de Marc Spector. Embora esteja entrando com um processo de divórcio, Layla ajuda o marido e sua nova personalidade Steve a combater Harrow. Para tanto, em determinado ponto da série, ela aceita se tornar o avatar da simpática deusa egípcia Tuéris (Taweret), ganhando um uniforme cheio de recursos e outros poderes.

Em uma entrevista ao site Polygon, o diretor Mohamed Diab falou ainda sobre a importância da personagem.

“Minha filha, desde que ela tinha cinco anos, sempre quis alisar o cabelo, porque ela nunca tinha se visto em nenhum desenho animado. Hoje, as meninas que se parecem com Layla podem olhar para ela e acreditar que poder ser o que quiserem.”

Na ocasião, o diretor egípcio ainda falou do efeito da série como um todo quando o assunto é representatividade. Segundo ele, como parte dos países em desenvolvimento pelo mundo, muitas vezes egípcios e outras nações podem achar que tudo no Ocidente é superior.

“Como se nossa arte não fosse importante […] Os egípcios fizeram a série por trás das câmeras e mostraram os egípcios na frente da câmera. Agora eles sabem que podem fazer um bom show.”

A (quase) conexão com Thor: Amor e Trovão

Momento dos quadrinhos em que o Cavaleiro da Lua consegue convocar o Mjolnir,
revelando que o lendário martelo é feito de pedra da Lua

Os filmes de Thor nos apresentarão à mitologia e aos deuses nórdicos. Eternos nos trouxe um embasamento sobre a mitologia e os deuses gregos. Agora Cavaleiro da Lua introduz os deuses egípcios no MCU. E por também trabalhar com a ficção em cima da crença de deuses de uma cultura específica, a série quase fez referência ao filme Thor: Amor e Trovão.

Antes de ter o filme do deus do trovão e a série do cavaleiro de Konshu terem suas datas de estreias confirmadas, o roteirista de Cavaleiro da Lua Jeremy Slater acreditava que os episódios da produção seriam liberados apenas depois do quarto filme de Thor. Por este motivo, ele planejada incluir uma referência à grande mudança que os acontecimentos do longa devem trazer para a realidade dos deuses nórdicos.

Contexto: Thor: Amor e Trovão vai adaptar o arco da HQ de mesmo título, publicada em 2012. Na história, Thor enfrenta o Gorr, o Destruidor de Deuses, que será interpretado por Christian Bale. Como o nome do vilão já indica, ele se dedica a destruir deuses de diferentes crenças. Em entrevista ao site Den of Geek, Slater revelou que a referência à esta trama se daria quando os demais deuses se recusaram a impedir Arthur Harrow.

Segundo o roteirista, a ideia era explicar que eles preferiram não se envolver porque “estavam ouvindo rumores de que os deuses estavam morrendo”. A referência, contudo, foi retirada.

Futuro do Cavaleiro da Lua no MCU

Depois de conhecermos o mercenário americano Marc Spector e o tímido britânico Steve Grant, descobrimos no final da série que há uma terceira personalidade no Cavaleiro da Lua: Jack Lockley. No decorrer dos episódios não vemos Jack, mas vemos os violentos resultados de quando ele assume o comando, sem que Marc ou Steve percebam.

Na cena pós-créditos, descobrimos ainda que Konshu segue usando Marc como seu avatar justamente a partir da personalidade de Jack. Embora ainda não exista informações de como ou quando iremos ver o Cavaleiro da Lua novamente no MCU, é importante lembrar que o personagem integrou três equipes de Vingadores nos quadrinhos: Vingadores da Costa Oeste, Vingadores Secretos e Vingadores.

Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura – 06 de maio de 2022

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura | Marvel Studios | Trailer Oficial Legendado

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura deu início à ação sem rodeios. Já nas primeiras cenas do filme descobrimos que a jovem America Chavez está sendo perseguida por um demônio que deseja roubar o seu incrível poder: viajar pelo multiverso. Não demora muito e logo descobrimos a identidade do suposto demônio e o verdadeiro vilão do segundo filme de Stephen Strange: Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate.

Corrompida pelo uso do livro Darkhold, Wanda não mede esforços e nem poupa vidas para conseguir os poderes de America e alcançar seu objetivo: viajar para um universo em que seus filhos existam. A decisão vai custar a vida de America, da variante de Wanda no universo para o qual ela for e de quem ficar no seu caminho. Diferente de outras versões suas pelo multiverso, o Doutor Estranho da Terra-616 (universo original do MCU) decide que proteger America deve ser a prioridade.

A apresentação dos Illuminati

Conforme o trailer já havia prometido, o longa apresentou os Illuminati. Com uma formação um pouco diferente da original das HQs, o grupo da Terra-838 incluiu:

  • Stephen Strange, Doutor Estranho, já morto
  • Karl Mordo (Chiwitel Ejio)
  • Capitã Carter (Hayley Atwell)
  • O Inumano Black Bolt (Anson Mount)
  • A Capitã Marvel de Maria Rambeau (Lashana Lynch)
  • O professor Charles Xavier (Patrick Stewart)
  • Reed Richard, o Senhor Fantástico (John Krasinski)

Diferente do que os trailers indicavam, o Strange da Terra-616 não foi preso e levado a julgamento perante os Illuminati por causa de suas ações em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. A verdade é que o Doutor Estranho daquele universo usou o Darkhold para fazer viagens em sonhos, o que significa que ele “tomava o comando” dos corpos de outras versões suas de outros universos. A ação, contudo, causou as chamadas incursões, fenômenos em que Terras de diferentes universos colidem.

Durante as 8 horas que dura o evento, um dos universos envolvidos pode ser salvo caso a Terra do outro universo seja destruída. Caso contrário, os dois universos acabam sendo destruídos. Mesmo com a desconfiança dos demais, o professor Xavier acaba dando um voto de confiança ao Strange da Terra-616. Contudo, o mutante e quase todos os integrantes dos Illuminati da Terra-383 acabam sendo violentamente mortos pela Feiticeira Escarlate.

Apesar da rápida apresentação e da morte precoce de personagens tão aguardados, os fãs Marvel ainda podem ter esperanças de revê-los no futuro do MCU, e provavelmente com os mesmos atores. E há dois fatores que fortalecem essa probabilidade. O primeiro deles é o fato de que já há filmes confirmados para X-Men e Quarteto Fantástico. E o segundo é que é bem improvável (embora não impossível) que a Marvel Studios tenha escalado atores como Patrick Stweart e John Krasinski apenas para uma rápida participação.

America Chavez, a Miss America, chegou!

America Chavez chegou ao MCU! Para aqueles que não conheciam ainda a personagem e acham que a adolescente não parece se encaixar ali, se liga: America nasceu em uma dimensão fora do espaço-tempo do multiverso. Além de força, velocidade e resistência sobre-humanas, a jovem tem como seu principal poder a capacidade de viajar pelo multiverso por meio de portais-estrela que cria.

A apresentação da heroína segue ainda a introdução dos integrantes do time Jovens Vingadores, que deve contar com:

  • Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados em WandaVision)
  • Ms. Marvel
  • Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga)
  • Kate Bishop (Gaviã Arqueira, apresentada na série Hawkeye)
  • Elijah Bradley (Patriota, apresentado na série Falcão e o Soldado Invernal)
  • Kid Loki (apresentado na série Loki)

Cena mid-credits apresentou Clea!

A cena mid-credits de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura nos apresentou a uma personagem que os fãs dos quadrinhos do heróis já aguardavam muito: Clea. Feiticeira Suprema da Dimensão Sombria, Clea aparece na cena pedindo ajuda de Strange para resolver uma incursão em seu universo.

Nas HQs, Clea também é o interesse romântico de Stephen Strange e eles acabam se casando. No MCU, a personagem foi interpretada por ninguém menos que Charlize Theron.VEJA TAMBÉM:Descubra os heróis e vilões mais parecidos entre Marvel e DC

Ms. Marvel – 8 de junho de 2022

Ms. Marvel | Trailer Oficial Legendado | Disney+

A série Ms. Marvel foi mais uma agradável surpresa para os fãs. Embora tenha um clima teen, a produção sobre a primeira heroína muçulmana da Marvel trouxe uma estética dos quadrinhos para os episódios, apresentou um pouco mais da cultura paquistanesa e contou parte da história do Paquistão e da Índia de uma forma emocionante.

Ms. Marvel nos apresentou a Kamala Khan, uma jovem de descendência paquistanesa que mora em New Jersey e vive com a cabeça no mundo da Lua. Quando sua avó, no Paquistão, manda para ela um bracelete que fora de sua bisavó, Kamala acaba ganhando misteriosos poderes. A série optou por esta versão diferente da origem dos poderes da personagem. Nos quadrinhos, Kamala adquire seus poderes após ser exposta à névoa terrígena que ativa poderes de pessoas com gene inumano.

Enquanto tenta fugir da equipe de Controle de Danos, que está perseguindo pessoas com poderes, Kamala também precisa enfrentar outra ameaça que pode guardar informações sobre sua verdadeira origem.

Os novos poderes da Ms. Marvel

Nos quadrinhos, Kamala ganha controle morfológico sobre sua estrutura física, podendo aumentar seu corpo, esticar seus membros para alcançar longas distâncias ou até assumir a aparência de outra pessoa. Outra habilidade ganha foi a capacidade de curar ferimentos rapidamente.

Na série, a heroína teen também conquistou o controle morfológico de seu corpo, mas a produção também lhe deu novas habilidades. Kamala tem acesso a uma energia chamada Noon, da dimensão de origem dos seus ancestrais. Com isso, ela consegue criar barreiras sólidas que usa como escudo ou como degraus para andar sobre grandes alturas.

Adaga Vermelha

Interpretado pelo ator Aramis Knight, o personagem Kareem, o Adaga Vermelha, foi apresentado na série. Esse jovem vigilante paquistanês foi apresentado na HQ Ms. Marvel #12 e conhece Kamala quando a menina visita Karachi, assim como na série.

Enquanto nos quadrinhos, Kareem aprendeu suas habilidades de combate e facas por meio de tutoriais no YouTube, no programa o jovem contava com orientação de uma organização que tentava impedir provável destruição do mundo caso os Djins tentassem retornar ao seu mundo de origem.

Nos quadrinhos, Adaga Vermelha reaparece quando ele viaja para New Jersey em um programa de intercâmbio. Caso a série ganhe uma nova temporada, devemos rever o jovem herói.

Ms. Marvel retorna em The Marvels (e aquela cena pós-créditos)

Como já havia sido anunciado, Kamala Khan retorna ao MCU no segundo filme da Capitã Marvel. Intitulado The Marvels, o longa contará com Carol Danvers, Monica Rambeau e a Ms. Marvel.

E a série da jovem heroína trouxe uma cena pós-créditos que deixou os espectadores meio confusos. Kamala está em seu quarto, uma espécie de explosão de energia acontece e, de repente, já não é Kamala ali, mas sim Carol Danvers, a Capitã Marvel.

Aqueles fãs que já conheciam as HQs da personagem acreditaram que a cena mostrava Kamala descobrindo seus poderes de copiar a aparência de outras pessoas. Contudo, o site oficial da Marvel revelou que, na verdade, Carol e Kamala trocaram de lugar! A Capitã Marvel foi parar em New Jersey, e a Ms. Marvel está em algum lugar do universo. O momento foi um teaser para o que devemos acompanhar em The Marvels.

Kamala é uma mutante?

Ao que tudo indica… sim! Desde que a Marvel confirmou a retomada dos direitos dos X-Men e sua apresentação no MCU num futuro próximo, os fãs se perguntavam qual produção iria introduzir o conceito de mutantes. Pois bem, enquanto Kamala é uma inumana nos quadrinhos, a série mostra ela descobrindo que tem alguma mutação em seu DNA.

Ainda precisaremos de mais confirmações, ou talvez isso nem seja mais abordado e fique apenas como teaser para uma futura apresentação dos mutantes. A cena, contudo, mostra Bruno, amigo da heroína, revelando que seu poder não vem apenas de sua origem Djin e do bracelete de sua bisavó, mas também de uma mutação em seu DNA.

O início dos Jovens Vingadores

Vale lembrar ainda que a Marvel está apresentando os personagens que um dia devem formar a versão cinematográfica dos Jovens Vingadores:

  • Wiccano e Célere (Tommy e Billy, filhos de Wanda, apresentados na série WandaVision)
  • Ms. Marvel (apresentada na série Ms. Marvel)
  • Kate Bishop (Gaviã Arqueira, apresentada na série Hawkeye)
  • America Chavez (apresentada em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura)
  • Elijah Bradley (Patriota, apresentado na série Falcão e o Soldado Invernal)
  • Kid Loki (apresentado na série Loki)
  • Estatura (Cassie Lang, filha do Homem-Formiga e que deve assumir sua identidade heroica em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania)

Outra possibilidade é de que a heroína integre o grupo de heróis Novos Vingadores. Para mais informações sobre isso, veja a parte sobre o filme The Marvels, logo mais abaixo.

Thor: Amor e Trovão – 08 de julho de 2022

Thor: Amor e Trovão | Marvel Studios | Teaser Trailer Oficial Legendado

Como podemos ver no trailer acima, em seu quarto filme Thor está passando por um processo de crescimento e mudanças. Querendo se dedicar mais à paz do que à guerra, o filho de Odin entra numa jornada de auto-conhecimento e diz que deixará seus dias de herói para traz. Mas por quanto tempo? Além de contar com a participação dos Guardiões da Galáxia, o filme apresenta Jane Foster como a Poderosa Thor, conforme anunciado.

A chegada da Poderosa Thor

A Poderosa Thor foi apresentada nos quadrinhos em 2014, na série assinada por Jason Aaron, um quadrinista conhecido por abordar o que torna um deus digno. Na trama das HQs, Thor mais uma vez perde os direitos ao Mjölnir, e Jane Foster decide assumir o martelo para ajudar.

O que faz dela digna do Mjölnir? Além de seu trabalho de salvar vidas como médica, Jane está enfrentando um câncer de mama em estágio avançado. Sempre que ela assume sua forma como Poderosa Thor, os sintomas de sua doença desaparecem; mas quando ela retorna a sua forma humana, os efeitos de seu tratamento foram retardados.

Ainda assim, ela segue arriscando a própria vida para salvar os outros, alcançando um nível de controle do Mjölnir que Thor nunca conseguiu. Isso vai possibilitar que a heroína libere habilidades do martelo que ainda não vimos no cinema.

Christian Bale dá vida ao vilão

Ninguém menos que o brilhante Christian Bale (O Cavaleiro das Trevas, Ford vs Ferrari) interpreta o principal vilão de Thor: Amor e Trovão. O responsável por atrapalhar o momento zen de Thor é Gorr, também conhecido como o Carniceiro dos Deuses. O personagem foi apresentado nas HQs em 2013, e é revelado que ele caça o Deus do Trovão em três linhas temporais diferentes: no passado, quando Thor era jovem e imaturo; no presente; e no futuro, quando o filho de Odin é o solitário Rei Amargo.

Gorr busca se vingar dos deuses, por eles terem abandonado seu planeta em uma miséria extrema. Nos quadrinhos, as tentativas de Thor de combater a violência do vilão é um dos principais fatores que fazem com que o herói se torne indigno de usar o Mjölnir. É quando o martelo procura por Jane Foster e a transforma na Poderosa Thor.

Personagens LGBTQIA+

Sim, Thor: Amor e Trovão contou com mais de um personagem LGBTQIA+. No decorrer do filme, a orientação sexual de Valkyria é algo claro, com a personagem abordando outras mulheres. Mas uma cena final ainda surpreendeu os fãs com a revelação de que Korg também é gay.

VEJA TAMBÉM:As 10 frases mais marcantes do universo Marvel

Eu Sou Groot (Coleção de Curtas) – 10 de agosto de 2022:

Eu sou Groot | Trailer Oficial Legendado | Disney+

Esta coleção de curtas conta com cinco histórias do Baby Groot. Os filmes acompanham as aventuras de Groot enquanto cresce pela galáxia. Em termos de cronologia do MCU, tudo indica que as tramas ocorrem depois do primeiro filme do Guardiões da Galáxia e antes do segundo.

She-Hulk – 17 de agosto 2022

Mulher-Hulk: Defensora de Heróis | Trailer 2 Oficial Legendado | Disney+

Está série nos apresenta a Jennifer Walters, uma advogada que vê sua vida mudar quando o sangue de seu primo Bruce Banner se mistura ao seu, após um acidente. Sem que ela possa evitar (ou querer), seu corpo acaba ganhando habilidades similares às do Hulk, bem como a transformação de tamanho e cor de seu corpo.

Diferente do Hulk, contudo, Jennifer conseguiu manter sua consciência e sua inteligência mesmo quando já transformada em She-Hulk. Tatiana Maslany (Orphan Black), que vive a personagem na série, descreveu Jennifer como “a antítese” da maioria das narrativas de super heróis”, uma vez que a advogada não quer aceitar seus poderes.

Suas novas habilidades lhe custam seu emprego, mas ela logo recebe uma nova proposta: liderar a equipe de casos relacionados a humanos com poderes. Embora inicialmente ela não goste de estarem se aproveitando de sua nova imagem, logo ela percebe o que pode fazer para ajudar o mundo em sua nova posição.

Quem é o grande vilão da série?

Logo que Jameela Jamil (The Good Place) foi anunciada como a antagonista Titania, o público acreditou que ela seria a grande vilã da série. Contudo, a personagem foi, no máximo, uma dor de cabeça temporária para Jen. E a verdade é que o principal oponente da She-Hulk nesta primeira temporada foi: o machismo.

Enquanto tentava desempenhar seu trabalho como advogada e usar seus poderes como She-Hulk para ajudar em outras situações, Jennifer viu sua vida profissional e pessoal ser quase destruída por um grupo (de homens) que protestava afirmando que ela não merecia ter os poderes que tinha, e que estava apenas copiando seu primo, e que o verdadeiro Hulk era Bruce Banner.

Exploração de notícias falsas e até vazamento de vídeo íntimo estavam entre as coisas que foram usadas contra Jen. Até a Poderosa Thor foi criticada pelo grupo. Tudo em uma grande referência às críticas que a personagem de fato recebeu de parte do público real desde as primeiras HQs foram publicadas. E algo que Jennifer acabou conseguindo contornar com louvor.

Todas as participações

She-Hulk contou com algumas participações icônicas: o Abominável, Wong e o Demolidor! Emil blonsky, o Abominável, é o primeiro cliente de Jennifer em seu novo emprego na divisão de casos envolvendo super poderes. E dada a cena pós-créditos, com Emil fugindo da cadeia com a ajuda de Wong, devemos ver mais do personagem no futuro.

Wong apareceu em dois episódios e deixou os espectadores desejando que ele ficasse mais. Além de estar relacionado ao caso de Emil, Wong acaba levando outro caso para Jen e pedindo ajuda a ela. Ele, inclusive, é quem dá um dos maiores indicativos de em que momento da cronologia Marvel a série se passa. Ao dizer para Jen que fazer toda a população esquecer algo novamente não seria possível, ele deixa bem claro que os episódios acontecem depois dos eventos de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

Outra participação muito esperada e que não decepcionou foi a de Matt Murdock, o Demolidor. Vimos o personagem brilhando mais uma vez como advogado, e também em suas incríveis lutas como Demolidor. Além disso, o herói estreou seu uniforme vermelho e amarelo.

Nos quadrinhos, o aguardado encontro entre os dois advogados aconteceu na HQ Mulher-Hulk V3 #10 em 2014. Os dois representaram lados opostos de um difícil julgamento. Foi anunciado que Fisk e Murdock voltam a aparecer na série Echo, com lançamento marcado para 2023. Além disso, foi anunciada oficialmente a série Daredevil: Born Again (ainda sem tradução oficial), uma produção própria do Demolidor que contará com 18 episódios.

Com vocês, Skaar!

O episódio final de She-Hulk trouxe uma última e inesperada apresentação: Skaar, filho de Hulk. A série não traz explicações sobre o jovem Hulk, mas já fica claro que o veremos em produções futuras.

Nas HQs, Skaar é fruto de um relacionamento que Hulk teve com a guerreira Caiera, durante seu período em Sakaar. Enquanto estava grávida Caiera foi assassinada, e a dor dessa perda levou Hulk a um caminho de destruição e vingança na Terra. Contudo, o bebê sobreviveu ao ataque e cresceu como um guerreiro em um terrível ambiente.

Da sua mãe, Skaar herdou o Poder Antigo, que o capacita a drenar energia das placas tectônicas de um planeta, podendo controlar vulcões e outros fenômenos. Já de seu pai, o jovem puxou sua força, seu poder de regeneração e a possibilidade de tomar uma forma humana.

A história de Skaar foi contada na série de HQs Planeta Hulk. No MCU, parte da história já foi abordada em Thor: Ragnarok, quando vemos Hulk ser feito de gladiador em Sakaar. Depois daí, porém, a história tomou outros rumos no filme. Com a apresentação de Skaar agora, a expectativa dos fãs é de que este arco volte a ser abordado de alguma forma.

Equipes em que podemos ver a She-Hulk

Embora a She-Hulk possa ser uma personagem desconhecida para aqueles que não acompanham os quadrinhos, Jennifer Walters já fez parte de diversas equipes de heróis nas HQs. Algumas dessas equipes já estão presentes no MCU ou têm sua apresentação confirmada para as próximas produções: Vingadores, Defensores, S.H.I.E.L.D., Quarteto Fantástico, Poderosos Vingadores.

Logo faz muito sentido apresentar a heroína agora. Para além desses times, Jennifer integra atualmente as Libertadores e lidera a equipe A-Force, formada apenas por super heroínas. Durante as cenas da batalha final de Vingadores: Ultimato, um momento específico fez referência à possibilidade de vermos a A-Force nos cinemas. Estamos falando de quando se reúnem Capitã Marvel, Feiticeira Escarlate, Pepper Potts, Shuri, Vespa, Okoye, Nebula, Gamora, Valkyria e Mantis.

Pantera Negra: Wakanda Forever – 11 de novembro de 2022

Pantera Negra: Wakanda para Sempre | Marvel Studios | Teaser Trailer Legendado | Open Caption

Como esperado, Pantera Negra: Wakanda Forever mostrou o luto do país após a morte de T-Challa, nos apresentou ao mutante Namor e à jovem Riri Williams (Iron Heart), e trouxe um novo personagem assumindo o manto do Pantera Negra.

Desde os acontecimentos de Pantera Negra, Shuri vinha estudando para tentar recriar a erva coração, destruída por Killmonger no primeiro filme. A planta era a responsável pelos poderes daquele que fosse escolhido para carregar o manto do Pantera Negra.

Um ano após a morte de T’Challa, sua família ainda sente sua perda intensamente, mas precisa lidar com um novo perigo. O governo americano usou o invento de uma jovem estudante para localizar Vibranium fora de Wakanda. eles acabaram encontrando o poderoso minério no fundo do oceano, mas isso ameaçou o povo da até então desconhecida cidade submarina de Talokan.

Culpando Wakanda por se abrir ao mundo e divulgar a existência do Vibranium, o mutante Namor, líder de Talokan, ameaça entrar em guerra com Wakanda caso eles não aceitem entregar a cientista americana responsável pelo invento.

A cientista em questão é Riri Williams, que futuramente se torna a heroína Iron Heart e que já está com série própria confirmada. Riri sob proteção de Shuri e de Wakanda, enquanto a rainha Ramonda enfrenta a ameaça de Namor e as tentativas de invasão de governos de diferentes países, que buscam roubar o Vibranium e a tecnologia do país. Tudo isso em um momento em que a nação está vulnerável, sem u Pantera Negra.

Shuri, a nova Pantera Negra

A partir daqui, há GRANDES SPOILERS de Pantera Negra: Wakanda Forever!

Lá em 2018, quando Pantera Negra fez sua estreia estrondosa nos cinemas mundiais, a Marvel lançou o livro Marvel’s Black Panther: The Art of the Movie (Pantera Negra da Marvel: A Arte do Filme, em tradução livre) com artes conceituais do longa. Uma delas chamou a atenção: Shuri com o uniforme do Pantera Negra. Como a cena não esteve no primeiro filme, desde então, os fãs se questionavam se veríamos a irmã de T’Challa se tornar a Pantera Negra em uma sequência.

E sim, assim como nas HQs, Shuri assume o manto do herói quando seu irmão já não é capaz de seguir como o Pantera Negra. Nos quadrinhos, Shuri se torna a primeira Pantera Negra mulher após T’Challa ficar em coma, consequência de uma batalha contra os vilões do grupo do Doutor Destino. Com seu irmão incapaz de governar e proteger Wakanda, Shuri é nomeada rainha e passa por vários testes para se tornar a Pantera Negra.

Como Pantera Negra, Shuri consegue salvar Wakanda do vilão Morlun e ainda põe fim ao coma de T’Challa. A guerreira e cientista seguiu no poder enquanto seu irmão se recuperava, e um dos desafios que teve que enfrentar nesse período foi uma guerra contra Atlantis sob o comando de Namor.

No filme, Shuri assume o trono e o manto do Pantera Negra sob circunstâncias ainda piores. Um ano após a morte de T’Challa e ainda vivenciando o luto, Shuri perde sua mãe durante o primeiro ataque das forças de Namor. Ainda sob fortes ameaças de Talokan, ela consegue recriar a erva e se tornar a nova Pantera Negra, embora esteja dominada pelo desejo de vingança.

Outros personagens que o filme trouxe

A expectativa para vermos Michael B. Jordan retornar como Killmonger já era grande. E o filme não decepcionou. Quando Shuri está no processo para se tornar a Pantera Negra, é o vilão que a jovem vê no mundo espiritual.

Além dele, revimos também a Condessa Valentina Allegra de Fontaine, apresentada na série Falcão e o Soldado Invernal recrutando o Agente Americano para seu time. A personagem reapareceu na cena pós-créditos do filme Viúva Negra, recrutando Yelena Belova. Em Pantera Negra: Wakanda Forever, Valentina parece ter aparecido apenas para os espectadores lembrarem do poder e da influência que a personagem tem. Vale lembrar que ela é a líder do grupo Thunderbolts, que terá filme próprio no MCU.

VEJA TAMBÉM:Afinal quem tem mais Oscars: Marvel ou DC?

Especial de Natal Guardiões da Galáxia – Final de 2022

O Especial de Natal dos Guardiões trouxe 45 min de muitas risada e uma revelação um tanto quanto inesperada: Peter e Mantis são irmãos!

O episódio único trouxe uma história leve, com Mantis e Drax tentando salvar o Natal para Peter. Para isso, eles decidem sequestrar o lendário herói Kevin Bacon. Para além a informação sobre o parentesco entre Mantis e Peter, contudo, o episódio não teve randes novidades e informações relevantes para a linha do tempo da Saga do Multiverso.

Outros filmes e séries já confirmados (Fases 5 e 6)

Além dos projetos descritos acima – que já estão mais avançados em sua produção – a Marvel Studios já confirmou o desenvolvimento e os planos para outros importantes projetos. São eles:

FASE 5

1. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania [Filme]
Ano de lançamento: 17 de fevereiro de 2023
Ano em que a história acontece: 2025

2. Guardiões da Galáxia vol. 3 [Filme]
3no de lançamento: 5 de maio de 2023
Ano em que a história acontece: 2025

3. Invasão Secreta [Série]
Ano de lançamento: 21 de junho de 2023
Ano em que a história acontece: ?

4. Loki – 2ª Temporada [Série]
Ano de lançamento: 6 de outubro de 2023
Ano em que a história acontece: (provavelmente em vários períodos de tempos e universos)

5. The Marvels [Filme]
Ano de lançamento: 10 de novembro de 2023
Ano em que a história acontece: ?

6. What… If? (2ª temporada) [Série]
Ano de lançamento: 25 de dezembro de 2023
Ano em que a história acontece: ?

7. Echo [Série]
Ano de lançamento: janeiro de 2024
Ano em que a história acontece: ?

8. Deadpool 3 [Filme]
Ano de lançamento: 3 de maio de 2024
Ano em que a história acontece: ?

9. Capitão América: Nova Ordem Mundial [Filme]
Ano de lançamento: 26 de julho de 2024
Ano em que a história acontece: ?

10. Agatha: Darkhold Diaries [Série]
Ano de lançamento: outubro de 2024
Ano em que a história acontece: ?

11. Thunderbolts [Filme]
Ano de lançamento: 20 de dezembro de 2024
Ano em que a história acontece: ?

12. Blade [Filme]
Ano de lançamento: 14 de fevereiro de 2025
Ano em que a história acontece: ?

13. Daredevil: Born Again [Série]
Ano de lançamento: adiada indefinidamente
Ano em que a história acontece: ?

14. Ironheart [Série]
Ano de lançamento: lançamento indefinido
Ano em que a história acontece: ?

Fase 5 da Marvel | Tudo o que já sabemos sobre os filmes e séries

FASE 6

15. Quarteto Fantástico [Filme]
Ano de lançamento: 2 de maio de 2025
Ano em que a história acontece: ?

16. Vingadores: Dinastia Kang [Filme]
Ano de lançamento: 1º de maio de 2026
Ano em que a história acontece: ?

17. Vingadores: Guerras Secretas [Filme]
Ano de lançamento: 7 de maio de 2027
Ano em que a história acontece: ?

Outras produções que podem ocupar as datas da Fase 6

18. X-Men [Filme]
Ano de lançamento: sem data
Ano em que a história acontece: ?

19. Armors Wars [Série]
Ano de lançamento: sem data
Ano em que a história acontece: ?

20. Wakanda [Série]
Ano de lançamento: sem data
Ano em que a história acontece: ?

VEJA TAMBÉM:Ordem cronológica oficial do MCU: filmes e séries Disney+ da Marvel

Atualizado em

Back To Top