média de público brasileiro 2023 por clube

Fluminense teve mais de 40 mil de média de público no Maracanã em 2023

O Fluminense se despediu do Maracanã em 2023 nesta quarta-feira (06/12), com direito a linda festa da torcida na partida contra o Grêmio pela última rodada do Brasileirão. A jornada tricolor no estádio na temporada ficou marcada por momentos inesquecíveis, títulos históricos e uma aliança especial entre campo e arquibancada. Este ano, o clube teve média de público de 40.672 torcedores nos jogos em que foi mandante no estádio.

O Fluminense atuou 32 vezes como mandante no Maracanã – sendo seis jogos pela Libertadores, 16 pelo Brasileiro, dois pela Copa do Brasil e oito pelo Carioca. Foram 22 vitórias, sete empates e somente três derrotas, contabilizando um aproveitamento de 76%.

A maior média do clube no Maracanã no ano foi na Libertadores, com 61.114 em seis jogos. Foi na competição continental que o Fluminense registrou seu recorde de público como mandante em 2023, na partida contra o Internacional, pela semifinal, quando 67.515 torcedores estiveram no estádio.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

O aumento do público tricolor nos estádios fez o Fluminense ultrapassar a marca de 1 milhão de torcedores presentes em 2023. Ao todo, as arquibancadas do Maracanã receberam 1.301.509 torcedores em jogos do Flu.

O Fluminense também bateu recordes no Sócio Futebol, com média de 22.281 associados por jogo no Maracanã em 2023. No jogo contra o Internacional pela semifinal da Libertadores, 51.399 dos 67.515 torcedores presentes eram sócios, registrando o maior número em um jogo da história do programa. Contra o Olimpia-PAR, pelas quartas de final, o Flu alcançou sua maior taxa de ocupação do estádio com sócios, com 79% do público total.

Os tricolores que lotaram o Maracanã em 2023 testemunharam momentos inesquecíveis e títulos históricos, como a inédita conquista da Conmebol Libertadores no último dia 4 de novembro com a vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors na grande final. No estádio, o Flu também foi bicampeão carioca com direito a goleada por 4 a 1 sobre o Flamengo na decisão e ainda ergueu a Taça Guanabara, também vencendo o rival, desta vez por 2 a 1, de virada.

Foto: Leonardo Brasil/FFC
Texto: Comunicação/FFC

Back To Top